sábado, 13 de setembro de 2008

Fernando Meireles e a Cegueira


Ainda que esteja dividindo os críticos internacionais, o filme de Fernando Meireles, "Ensaio sobre a Cegueira" tem recebido adjetivos tais como "ousado", "vibrante" e "impactante". De acordo com o jornal britânico "The Guardian", Meireles fez um trabalho de "mestre". Não sei. Não sei por que não vi e se visse, também não tenho bagagem para ser crítica de cinema.
De qualquer forma, o livro de Saramago é uma coisa de louco. Saramago me faz rolar no chão de inveja.
O filme foi apontado em Cannes como o "melhor" do festival. Já os jornais americanos desceram a lenha, alegando que Meireles pecou no excesso de estética, o que o deixou "estilizado", diminuindo o impacto do enredo. Ah, brasileira como sou, digo que Tio Sam está é com dor de cotovelo do nosso diretor.
Para situar o leitor, o enredo aborda a emergência de uma praga repentina em uma cidade, é a "cegueira branca" — pois as pessoas infectadas percebem em seus olhos nada mais que uma superfície leitosa. A enfermidade lentamente se espalha pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando por seus instintos. Curiosamente, apenas a mulher (Julianne Moore), não foi afetada.
O romance nos mostra o desmoronar completo da sociedade. Cegos, precisam confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos os deixam. A luta pela dignidade é comovente.

6 comentários:

Anônimo disse...

ai q vou assistir, o livro n li mas dizem ser td di bom certzaaaa

Anônimo disse...

vou ver tb, cinema ta muit caro,mas vou kero ver os desafinados por caus do santoroo

Angela Rodrigues disse...

Li muito mais sobre críticas negativas... mas gosto do trabalho do Meireles, ainda até hoje, sinto o gosto do bom filme que foi Jardineiro Fiel, então, vou ver, rever, com a certeza de q os americanos estão mesmo é com inveja, hihihih

Anônimo disse...

vo ve nao ta caro cine

Anônimo disse...

nao gosto do saramago

Anônimo disse...

gostei do film