quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Acordeón Eletrônico

Com música sou meio obsessiva mesmo, gostamos de uma, ouvimos interminavelmente, os acordes, refrões e por aí vai. E o novo objeto desse meu traço meio maníaco é o grupo Bajo Fondo. Se uruguaios e argetinos viviam se estapeando por causa do tango e que país o inventou, nesse caso BajoFondo teve uma saída diplomática: formado por argentinos e uruguaios, os caras fizeram um tal de 'Tango Fusion' ( ou Eletro Tango, como queiram) e o resultado foram batidas sexies e elegantes, acordeon eletrônico e staccato marcado: uma coisinha de louco.
Os caras não estão nem aí se o tango nasceu nos bordéis de Buenos Aires ou Montevidéu, pouco importa: o que eles querem mesmo é anarquizar com o tradicional, botar umas batidas estilosas, desconstruir e reestruturar. A aparente maluquice experimental fica mais evidente na empolgante "Pa Bailar". Sem falar no clipe ultra sexy, com mulheres de pernas perfeitas e hombres dançando ora em um salão, ora numa boate.
Aqui no Brasil a galera já ouve Bajo Fondo na abertura da novela da globo "A Favorita", mas o grupo está na estrada há muito: em 2007 lançaram o CD "Mar Dulce". Apesar da estampa modernosa, o tango de Bajo Fondo se rende à milonga e bebe na fonte das melodias dos músicos mais antigões. "Mar Dulce" é o terceiro álbum do Bajofondo. E parece que o grupo está nas mãos de quem sabe o que faz: o responsável pela loucura musical é Santaolalla que já ganhou dois Oscars pelas trilhas de "O Segredo de Brokeback Mountain" e "Babel".
Sei lá como e onde nasceu o tango, me perdoem os livros de História, mas eu vou dançar: Alguém aceita essa contradança?


Para conferir se o treco presta mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=R0sEpDYko6g

Um comentário:

Unknown disse...

o "treco" presta.